DIA 1 – MERGULHO VIRTUAL 20/21

DIA DE MERGULHO VIRTUAL

A atividade tive inicio às 9h com a entrada das escolas de vários pontos do país na sessão zoom. Contámos com 1300 participantes de diversas regiões de Portugal.

10:00h - 10:05h

A abertura do primeiro dia de atividades do KIDS DIVE virtual 2021 foi dada pela Reitora do ISPA, Professora Doutora Isabel Leal que falou um pouco sobre o papel da instituição na promoção de projetos em literacia marinha.

10:05h - 10:10h

O KIDS DIVE teve o privilégio de receber uma intervenção do Ministro do mar, o Prof. Doutor Ricardo Serrão Santos que nos deu o seu testemunho sobre a influência do mar no seu percurso de vida. Alertou para as ameaças do oceano e apelou ainda à importância da sustentabilidade nas gerações mais jovens.

10H10 - O projeto Kids Dive
Frederico Almada (MARE-ISPA)

O Kids Dive é um projeto que pretende sensibilizar e educar para uma relação sustentável com o Oceano. O nosso objetivo é mostrar o mar sob a perspectiva da grande maioria dos seres que nele habitam. A perspectiva subaquática. Queremos afastar a "cortina" que a superfície da água representa e deixar que todos fiquem fascinados com o ondular de uma floresta de algas, o aspecto alienígena de um polvo, a tranquilidade de um cavalo marinho, a elegância de um tubarão ou de um golfinho. É uma verdadeira orquestra de seres vivos que coexistem no meio subaquático mesmo à porta das nossas casas. Foi afinal isto que nos fascinou e que nos fez dedicar à investigação em biologia marinha. Porque não despertar noutros o valor da conservação do património vivo marinho, representativo de 97% do "território" Português? É urgente fazê-lo porque ameaças como as alterações climáticas poderão impedir as próximas gerações de ver e sentir aquilo que nós vivemos.

10H15 - A proteção do Oceano
Emanuel Gonçalves (MARE-ISPA, Fundação Oceano Azul)

As áreas marinhas protegidas são zonas fundamentais para a proteção e recuperação da natureza. Sabemos hoje que existem inúmeras ameaças ao oceano, sendo as principais a sobrepesca e as alterações climáticas. Também sabemos que existem soluções para esses problemas sendo as áreas marinhas protegidas um dos principais mecanismos para garantir a sustentabilidade das atividades no oceano e a manutenção e recuperação do seu capital natural. Em particular, as áreas totalmente protegidas, se implementadas de forma correta, produzem mais peixes, peixes maiores e uma maior diversidade de espécies. Com mais natureza, temos também mais economia: mais turismo, mais pesca nas áreas envolventes, mais valorização dos territórios, das atividades e dos produtos do mar. Para a sua aceitação é também importante envolver as comunidades locais e os agentes económicos na sua gestão. A educação e a literacia azul encontram aqui também oportunidades de consolidar os conhecimentos sobre o mar nas populações locais.

10H30 - O que é a biodiversidade marinha? Para que serve? É importante?
Sofia Henriques e Miguel Pais (MARE-FCUL)

As espécies que compõem os ecossistemas marinhos (biodiversidade) não vivem isoladas, interagem com outras espécies e com o ambiente que as rodeia. O conjunto dessas interações determinam que espécies estão dependentes umas das outras, quais competem pelo mesmo alimento ou refúgio, quais cooperam e, como resultado, estas interações moldam a estrutura e composição das comunidades marinhas. Mas… o que é que leva as espécies a viver nos mesmos locais? Como é que as comunidades se organizam? Tantas interações terão consequências para sobrevivência dessas comunidades? Quais as principais ameaças? Os tubarões são uma ameaça? E existem em Portugal? E se não existissem? Qual a consequência de perder biodiversidade? Nesta experiência virtual iremos explorar estas e muitas outras questões. No final vão compreender um pouco mais o que existe no mundo subaquático Português e a importância de nos unirmos para o conseguirmos proteger!

11H30 - A Global diving adventure with Paul Rose
Paul Rose (Expedition Leader for the National Geographic Pristine Seas Expeditions)

Paul Rose, que mergulha desde 1969 e é líder das expedições da National Geographic Pristine Seas, definine-se a si próprio pelo mergulho. Paul partilha connosco o seu amor pelo mergulho conduzindo-nos numa fabulosa aventura global que inclui mergulhos sob o gelo no Ártico e na Antártida, em fabulosos recifes de coral repletos de vida, com belos tubarões, mostra-nos o que faz com submarinos, leva-nos a um mergulho em cavernas e submerge-nos no infame Black Hole, filmando os seus documentários para a BBC, e até nos mostra o que fez com equipas de militares para explodir bombas ao vivo. Wow... não retenham a respiração!

ALGUMAS IMPRESSÕES DOS NOSSOS PARTICIPANTES

Inspiramos os nossos participantes mais novos a criar algumas obras de arte.

Escola azul - EB1/PE do Caniço na ilha da Madeira - 2ºA

Escola azul - EB1/PE do Caniço na ilha da Madeira - 2ºA

Em Cascais, causamos o furor até nos mais velhos durante o primeiro mergulho virtual.

12º ano - Escola Cidadela - Cascais

As emoções estiveram ao rubro na escola dos Alto dos moinhos em Sintra.

A montagem da máscara foi parte da aventura de descobrir o oceano, e Sintra não ficou atrás.

11º ano - Escola Sec. Gama Barros - Sintra

Em Oeiras, animamos a manhã de 58 alunos da Escola Sec. Camilo Castelo Branco.

10 ºano - Escola Sec. Camilo Castelo Branco

Tivemos uma estreia em grande do KIDS DIVE no Algarve, com muito entusiasmo e interesse dos alunos.

10 º ano- Escola Dr. Francisco Fernando Lopes - Olhão

Muitas emoções despertamos em 106 alunos que participaram em Setúbal, nenhum participante ficou indiferente ao mergulho virtual.

9º ano- Esc. Sec. Sebastião da Gama - Setúbal

NOTÍCIAS

PORTUGAL EM DIRETO - 18 Jan. 2021

BOM DIA PORTUGAL - 19 Jan. 2021

RÁDIO COMERCIAL Jan. 2021

RADAR XS RTP - 17 Fev. 2021

Scroll Up