DEPOIMENTOS

Com o objetivo de proteger o meio marinho e a biodiversidade e de alertar para os grandes perigos que afetam os ecossistemas aquáticos, foi proposto à Escola o projeto Kids Dive, organizado pelo MARE-ISPA e promovido pela Cascais Ambiente. Prontamente aceitámos o projeto que integrámos nas atividades do Clube GuIA Ciência. […] Pela nossa parte, foi um sucesso quer junto de alunos quer de professores e foi uma forma de promover uma série de competências e valores nos alunos, que nem sempre se conseguem estimular quando não se sai da sala de aula e dos conteúdos que estão diretamente contemplados nos curricula.

Prof.ª Mafalda Lapa – (Escola Cidadela – Cascais)
Revista “Nós e os Outros 2017-2018″
http://aecidadela.pt/images/noticias/Revista_Nos_E_Outros_N2.pdf (páginas 152 e 153)

(…) Assim que mergulhei, já com o respirador na boca, estranhei um pouco a situação visto que ando na natação desde muito nova estar debaixo de água e inspirar não ocorreu muito naturalmente (…) Embora já tivesse sido avisada de que o ultimo arco teria um plástico acabei por ir contra ele na mesma oque realmente me fez perceber o quão invisíveis certos plásticos podem ser debaixo de água (…) Aprendi também sobre os polímeros do plástico que via marcado nas embalagens mas que nunca tinha entendido muito bem até agora. Encerramos a tarde com o workshop do jardim zoológico de Lisboa onde fizemos uma videoconferência com um biólogo do Zoo e as seguir juntamo-nos em duplas para fazer um vídeo sobre uma das espécies aquáticas do Zoológico (…) Sai desta tarde com uma sensibilidade muito maior para esta problemática mesmo não sendo completamente ignorante no assunto visto que sou escoteira, e sem dúvida irei passar estes novos adquiridos conhecimentos aos meus familiares e amigos pois cada vez mais o nosso planeta esta a ser destruído e nos estamos a sofrer com os graves efeitos secundários que podiam ser evitados com simples mudanças de hábitos a uma escala mundial.

Laura Rosa (12ºano) – (Escola da cidadela – Cascais)

(…) Foi um dia super divertido, que creio que nem eu nem os meus colegas alguma vez vamos esquecer. Eu adorei o batismo de mergulho e os instrutores forem super simpáticos, mas surpreendentemente os workshops é que foram a minha parte favorita. Quem os dirigiu teve a capacidade rara de captar a nossa atenção e de nos motivar a participar, tornando a nossa experiência muito agradável. No Workshop da APLM, fartámo-nos de rir quando chegou a hora de cantarmos e em todas as outras atividades estávamos totalmente empenhados. Foi uma tarde maravilhosa e agradeço imenso, a todas as entidades que possibilitam estas oportunidades de aprender mais que nos deixam com um sorriso na cara.

Tomás Mendes (12ºano) – (Escola da cidadela – Cascais)

Agradeço à equipa fantástica do Kids Dive e a todos os biólogos que nos conduziram nesta aventura de 4 dias, cheios de dinamismo, entusiasmo e profissionalismo. Um grande obrigada, também, aos elementos da CMS que nos deram uma excelente oportunidade de embarcar nesta “viagem”, contribuindo para o aumento da literacia dos oceanos, da sustentabilidade e da biodiversidade.
Foi experiência única para cada um e, em especial, para todos os alunos, que num clima familiar, puderam conhecer, aprender e aprofundar melhor a riqueza da biodiversidade marinha da nossa costa…. Obrigada por nos ensinarem a observar melhor as espécies marinhas e a estarmos mais atentos para a sua preservacão e proteção.
Certamente nunca mais esqueceremos estes momentos, vividos juntos, com tanta simplicidade.

Prof.ª Conceição Marques – (Escola Alto dos Moinhos – Sintra)

Gostei muito desta atividade. Já fui tantas vezes à praia e nunca tinha conseguido ver tantos seres vivos de uma só vez. Aprendi que se ficarmos atentos iremos encontrar muitos seres vivos numa simples poça de maré. E a melhor parte é poder vê-los nos seus habitat natural. Faz-me pensar naquilo que vamos perder se não começarmos a respeitar a Natureza. No Oceanário, mesmo não estando na natureza foi bom ver que todos os seres que lá vivem têm uma casa muito natural e realista. (…) Sei que ter participado no Kids Dive foi uma grande oportunidade que nem todos tiveram, por isso quero agradecer, porque nesta experiência aprendi muitas mais coisas do que esperava aprender e experimentei coisas que nem sequer imaginava. O Kids Dive marcou a minha vida. Mesmo achando que já estava atenta para os perigos do plástico a verdade é que aprendi muito mais. E quando for adulta quero que o meu trabalho seja estudar os oceanos e ajudar a preservá-los.

Catarina Lobo (5ºano) – (Escola EB Alto dos Moinhos – Sintra)

De manhã estivemos na praia do Magoito, onde estivemos a observar as várias espécies de seres vivos marinhos. Aprendi que os peixes “falam” entre si e que dormem muito facilmente. Na parte da tarde fomos ao Oceanário de Lisboa. No workshop em que participei, aprendi a investir mais na natureza do que em lazer (…) . O Kids Dive foi uma experiência incrível, gostei imenso. Um grande obrigado pelo convite.

Pedro Varela (9.º ano) – (Escola EB Alto dos Moinhos – Sintra)
Scroll Up